
PARANAPIACABA: MUSEU A CÉU ABERTO
Santo André preserva, no alto da Serra do Mar, um dos mais expressivos patrimônios culturais e naturais do território brasileiro: Paranapiacaba, que na linguagem indígena significa "lugar de onde se vê o mar".
Localizado a 48 km do Centro da capital paulista, a Vila nasceu e se desenvolveu a partir de 1860, com a implantação da primeira ferrovia paulista, contruída pela companhia inglesa São Paulo Railway. Em 1946, com o fim dos 90 anos de concessão da estrada de ferro à SPR, a ferrovia e todo seu patrimônio foram incorporados ao Governo Federal, pela Empresa Ferroviária Santos-Jundiaí que teve vida curta e, em 1956, foi englobada pela Rede Ferroviária Federal.
Patrimônio cultural e natural
A Revolução Industrial introduziu novas possibilidades técnicas a um conhecimento já consolidado pela tradição inglesa, e é neste contexto, de cultura moderna industrial, que a Vila Ferroviária de Paranapiacaba foi concebida no final do século 19.
Paranapiacaba teve seu patrimônio natural, histórico, tecnológico, urbanístico e arquitetônico reconhecido em 1987 pelo tombamento do CONDEPHAAT(Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), em 2002 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e em 2003 na esfera municipal, pelo COMDEPHAAPASA.
Em 1994 a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, e Ciência e a Cultura) reconhece a importância da biodiversidade e dos ecossistemas da Mata Atlântica da região, com a criação da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo (RBCV), Contribuindo para a formação de um extenso corredor ecológico, voltado à conservação e sustentabilidade ambiental.
Ciruito Museológico
Dentro de uma concepção de "museu a céu aberto", o visitante poderá percorrer o sítio histórico de Paranapiacaba connhecendo as belezas da paisagem cultural local e também poderá visitar algumas de suas principais edificações, conjunto que compõe o Circuito Museológico de Paranapiacaba. Este projeto foi selecionado em 2007 pelo IPHAN, no Concurso de Modernização de Museus.
Esporte e Natureza
Paranapiacaba é cenário perfeito não só para apresentações culturais, mas também para realização de caminhada em trilhas na Mata Atântica.
A área verde do entorno da Vila de Paranapiacaba foi transformada em um parque ecológico, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, para garantir a conservação da natureza. Nele estão as trilhas do Olho d'água, Tanque do Gustavo, Pontinha, Água Fria, Comunidade e a trilha do Mirante agora fazem parte da Unidade de Conservação e só podem ser conhecidas com acompanhamento de monitor ambiental.
No entorno da vila de Paranapiacaba temos o PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR com várias trilhas entre elas Cachoeira Escondida, Cachoeira da Fumaça e Lago de Cristal que são trilhas moderadas também é necessário o acompanhamento de monitor ambiental.
A Olho Vivo Paranapiacaba foi criada para fornecer esse serviço de monitoria em trilhas do Parque Municipal, Parque Estadual e visitas culturais na vila de Paranapiacaba, composta por moradores da vila de Paranapiacaba que são monitores ambientais e culturais da vila, um dos seu colaborador é o monitor Jorge E. C. Mariano que desenvolve o turismo susténtavel e faz a organização das atividades proposta na vila ou nas trilhas de Paranapiacaba.
Trabalhamos com todos os grupos organizados, inclusive grupos de escolas da região do ABCD ou de São Paulo.
Para agendar um passeio ou ter mais informações é só ligar para o
telefone: 4439 0074 ou 9180 7287
E-mail: olhovivoturismo@yahoo.com.br
Visite nosso site: http://www.olhovivoparanapiacaba.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário